Bem vindo a Rede de Manejo Florestal da Caatinga

 
Busca
_TOPICS
  Login/Cadastre-se    

Menu
· Home
· Cadastro de Usuário
· Conteudo
· Downloads
· Enviar Notícias
· Eventos
· Fale Conosco
· Indique
· Links
· Lista de Usuários
· Notícias
· Sua Conta

Calendario de Eventos
Outubro 2017
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Hoje não tem nenum evento programado.

Rede de Manejo Florestal da Caatinga: Notícias da Rede

Procurar neste Tópico:   
[ Voltar para a Home | Selcionar um novo Tópico ]

Implementação de Planos de manejo florestais na Chapada do Araripe
Notícias da Rede mele enviou "
Na mesorregião da Chapada do Araripe, que abrange os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, iniciou-se um Projeto para implementação de manejo florestal em Assentamentos da Reforma Agrária. A atividade é uma iniciativa da Associação Plantas do Nordeste (APNE) em parceria com o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) e o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor). Prevista para acontecer nos próximos dois anos, a ação é financiada pela Caixa Econômica Federal, através do Fundo Socioambiental, e tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Caracterizada por ser o maior Polo Gesseiro do país, a Chapada do Araripe também possui forte influência das indústrias de cerâmica e alimentícia. Deste modo, o consumo de lenha é intenso e vem crescendo por ser, de fato, uma alternativa limpa e renovável de consumo industrial de energia. Sua exploração, porém, é feita de forma desordenada e sem dialogar com a realidade comunitária local e o meio ambiente. Essa situação provoca maiores riscos de desertificação, que vem avançando na Caatinga, bioma da região. Por outro lado, a área possui grande potencial para a criação de alternativas produtivas, sustentáveis e sociais em sua zona rural. 

Diante desse cenário, aparece o Manejo Florestal Comunitário e Familiar. Além de possibilitar o resgate e a conservação da biodiversidade e do solo da Caatinga, o plano incentiva a geração de emprego e renda aos agricultores familiares através da comercialização de madeira sustentável e legal. A inclusão dos Assentamentos Rurais, fortemente disseminados no campo, torna-se, assim, fundamental nesse processo. “Por um lado, é importante que os assentamentos desenvolvam práticas de uso e produção sustentáveis para geração de renda e que conservem os recursos naturais. Por outro, eles devem ter o direito e a oportunidade de participarem da cadeia de energéticos florestais como parte de produção de energias renováveis. A energia é e será uma questão prioritária mundial em um futuro próximo”, comenta o coordenador do Projeto e diretor técnico da APNE, Frans Pareyn. 

O foco no manejo sustentável, envolvendo os assentados em todas as etapas da ação, não deixará de estimular outras atividades da agricultura o que relaciona o plano à ideia de convivência com o semiárido. Em dois anos, pelo menos 10 mil hectares de área manejada serão implementadas, o que significa que cerca de 1.000 famílias farão o trabalho de manejo e comercialização da madeira e dos produtos agrícolas. A Chapada do Araripe inicia um processo de união entre economia, combate à desertificação e à outras degradações ambientais e reformas sociais, traduzidas na efetivação da cidadania do trabalhador e trabalhadora rural.

Por Arméle Dornelas
"

Postado por jluiz em Quinta, setembro 27 @ 15:04:32 BRT (2027 vizualização(ões))
(Leia mais... | 4317 bytes adicionais | Pontos: 0)

Notícia: SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM ENGENHARIA FLORESTAL
Notícias da Rede
A Associação Plantas do Nordeste - APNE está selecionando 01 (um) estagiário para integrar a equipe e apoiar a pesquisa do manejo florestal sustentável e assistência técnica em assentamentos Rurais da reforma agrária.
Podem participar do processo de seleção graduandos a partir do 8º período do curso de Engenharia Florestal.

Mais informações... AQUI!

Postado por jluiz em Quarta, março 21 @ 09:58:50 BRT (2764 vizualização(ões))
(Leia mais... | Notícia | Pontos: 0)

Novos Arquivos Disponíveis
Notícias da Rede Encontra-se disponível na seção "Downloads" o SIG, no google Earth, e os Folders, em PDF, das Áreas Experimentais da Rede de Manejo Florestal da Caatinga.

Postado por jluiz em Terça, dezembro 11 @ 16:42:11 BRST (17190 vizualização(ões))
(Leia mais... | Pontos: 0)

Medição de parcelas permanentes.
Notícias da Rede
A coordenadora adjunta da Rede de Manejo Florestal da Caatinga, Isabelle Maria Meunier, viajou no dia 18 de janeiro para fazer as medições e observações das parcelas permanentes montadas no município de Exu, na região oeste do estado de Pernambuco, próximo a Serra do Araripe. As medições são referentes às mini-parcelas (5x5) equipadas com dendrometros. Também é observada a presença de regeneração.

Postado por alcioli em Quinta, janeiro 19 @ 13:45:52 BRST (37368 vizualização(ões))
(Leia mais... | 2446 comentários | Pontos: 3)

Informativo: Trabalhos de exploração em novas áreas.
Notícias da Rede
Foi iniciado pela RMFC trabalho de exploração, corte e medição, em duas áreas situadas nos municípios de São João do Piauí (Fazenda experimental da EMBRRAPA – PI) e no município de Gurjão (Fazenda Pendência – EMEPA – PB).


Postado por alcioli em Quinta, janeiro 19 @ 13:40:40 BRST (99759 vizualização(ões))
(Leia mais... | 2362 comentários | Informativo | Pontos: 0)

Login
Apelido

Senha

Ainda não é Cadastrado? Você pode se cadastrar clicando aqui. Como usuário cadastrado você tem algumas vantagens como escolher o Tema do site (template) e enviar comentários com seu nome.

Administração
· Login

SIG
Sistema de Informações Geográficas com as Áreas Experimentais da Rede de Manejo Florestal da Caatinga no Google Earth. Para acesso clique AQUI!!!



Todo o material presente neste site, incluindo figuras, arquivos e do*****entos, é de propriedade da Rede de Manejo da Caatinga.

Voce pode ler as notícias via RSS/XML usando ESTE LINK

PHP-Nuke Copyright © 2005 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.
Tempo para gerar esta página: 0.16 segundos